Considerando a perspectiva futurista do mundo globalizado e mediado pelas tecnologias, deve-se entender que os meios de comunicação e informação hoje na sociedade “pós capitalista” têm um grande poder elitista, sedutivo e persuasivo sobre a “sociedade do conhecimento”, em todos os sentidos. Na medicina e na comunicação, por exemplo, os profissionais utilizam os meios tecnológicos para desenvolverem seus trabalhos, mas para tal, houve investimento em pesquisa e na formação desses profissionais. Hoje se faz necessário investir na superestrutura para que seja possível incluir a sociedade no mundo do conhecimento. A educação por sua vez, passa por uma fase de adaptação a esse novo fazer, embora, muito timidamente diante da extrema complexidade que permeia o tema e da necessidade crescente em relação inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no fazer pedagógico do professor.
Por Rosita Félix.
Por Rosita Félix.
2 comentários:
para que a realidade que o texto "sociedae do conhecimento" seja modificada quando se trata de incluir a educação ao mundo tecnologico, é necessário que os profissionais que atuam na aréa percam o medo de trabalhar com o novo e tentem ousar mais.
Por uma sociedade com bastante conhecimento
As escolas precisam ser equipadas com recursos tecnológicos mais do que depressa. Tudo isso para poder garantir que profissionais da educação, alunos e comunidade se movimentem no sentido de inserir-se nesse processo a fim de crescerem em conhecimento tecnológico e utilizarem essas ferramentas avançadas ou não, como quem lida com qualquer outro recurso tecnológico. Claro que é necessário haver investimentos também em formações,pois de nada adianta as escolas possuirem recursos, sem que tenha pessoal com capacidade e coloca-se aí também a propriedade em manusear qualquer recurso com autonomia. Já pensou, tudo isso acontencendo nas escolas? Estaríamos acompanhando a evolução do mundo, nãO? Seríamos uma sociedade por causa disso também mais provida de conhecimentos.
Maria do Bonfim
Postar um comentário